domingo, 18 de novembro de 2007

111 Um Ensinamento para o karma da inatividade - Bem-amado Kuthumi, 24 de Junho de 2005.


EU SOU Kuthumi, que chegou de novo.
Nossa conversa hoje será devotada ao karma da inação. Vocês já ouviram falar do karma da inação? Vocês pensam que somente suas ações podem lhes trazer karma. No curso de nossas conversas anteriores foi-lhes apresentado o que é o karma é e como o karma é criado. Vocês também tiveram uma oportunidade de obter uma idéia do karma de boa natureza. E agora de novo, voltando ao tópico do karma, eu gostaria de provê-los com um Ensinamento sobre o karma da inação.
Imaginem que alguém se volta para vocês por ajuda e vocês não querem ajudá-lo. Vocês criariam karma neste caso. Se não fizerem coisa alguma, criarão? Vocês não farão quaisquer esforços para ajudar a pessoa que apela a vocês.
Uma porção de pessoas na Terra cria karma exatamente com isto que não tomam quaisquer ações em tais situações quando deveriam agir.
Vocês vêem que a Lei de Deus é a seguinte – vocês criam karma mesmo nos casos em que não fazem coisa alguma.
Vocês vêm a seu mundo para ganhar experiência e agir. Por conseguinte, se vocês se desviam de uma ação, vocês criam karma.
Permitam-me dar algumas explicações sobre esta questão. Vocês lembram que o karma é a energia erradamente dirigida por vocês ao fazer atividades erradas. Se vocês usam a Energia Divina que flui para vocês do mundo Divino de acordo com a Lei Divina, vocês criam um bom karma – seus tesouros nos Céus. Se vocês usam a Energia Divina incorretamente, ela se acumula em seus quatro corpos inferiores na forma de uma energia negativa. Esta energia, em conformidade com a Lei Divina, atrai a vocês as situações com que precisam lidar de novo e de novo para aprender a lição, para fazer uma escolha correta e deste modo purificar seu karma. Por exemplo, se vocês forem invejosos ou ofenderem ou caluniarem, vocês criarão karma. E este karma lhes retornará na forma de situações nas quais vocês serão expostos exatamente às mesmas ações em relação a vocês. Vocês serão invejados e insultados ou línguas venenosas falarão contra vocês. Para purificar seu karma, vocês têm que passar por estas situações com humildade e obediência à Lei de Deus, sem julgar seus ofensores, perdoando infinitamente as pessoas que lhes causam dano.
Eis porquê Jesus dizia que isto deve ser perdoado “até sete vezes setenta”. Vocês jamais sabem quantas vezes em suas vidas anteriores vocês insultaram pessoas e cometeram ações impróprias contra elas.
E agora retornemos ao karma da inação. Por exemplo, uma pessoa se volta para vocês por ajuda. E vocês se recusam a ajudá-la. Vocês criariam karma deste modo? Se vocês não dispendessem Energia Divina, criariam? Vocês simplesmente não fazem coisa alguma. Esta situação não é tão simples como parece. Se vocês criarão karma ou não, depende de muitas circunstâncias.
Para começar, vocês têm que estar convencidos de que a pessoa que se volta por ajuda para vocês, precisa dela em realidade. Se ela se volta a vocês por ajuda e não precisa, e vocês contudo a ajudaram, esta pessoa cria karma. Neste caso, vocês não criam karma mas indiretamente ajudam a outra pessoa na criação de karma. Quando vocês alcançarem certo nível espiritual, vocês serão obrigados não apenas a observar a si mesmos, mas também ajudar os outros a escapar de situações em que elas criam karma.
O próximo momento. Se a pessoa que se volta a vocês por ajuda realmente precisa dela, vocês não criarão karma se recusarem ajudá-la no caso em que forem incapazes de prover tal ajuda.
Pode acontecer como isto que uma pessoa entrou numa situação e precisa de ajuda de fato, por exemplo ela precisa de dinheiro. E ela se volta a vocês por ajuda. Se vocês são incapazes de ajudar esta pessoa ou pensam que devem, em primeiro lugar, gastar o dinheiro para alimentar sua família, vocês não criam karma neste caso. É muito possível que a pessoa que lhe pediu ajuda tenha recusado prover vocês com ajuda em uma das vidas anteriores quando vocês se voltaram para ela e vocês simplesmente lhe devolvem seu débito kármico.
E por fim, se uma pessoa se volta a vocês por ajuda, precisa de sua ajuda e vocês podem ajudá-la, mas recusam ajudá-la vocês criam karma.
Vocês devem ajudar pessoas que se voltam a vocês por ajuda. Quando vocês podem prover a ajuda mas recusam ajudar, lhes parece que vocês não gastam Energia Divina e por conseguinte, não criam karma. Entretanto, os sentimentos e motivos que os levam a tomar uma decisão os fazem criar karma. Por exemplo, se vocês gostariam de dar uma lição à pessoa que lhes pede ajuda ou lhes é prazeroso quando alguém se humilha diante de vocês ou vocês são demasiado preguiçosos para ajudar, ou a ganância os possui. Cada uma destas qualidades e muitas outras qualidades que são a real razão para sua recusa a ajudar são qualidades não-divinas e vocês criam karma quando as manifestam.
Por conseguinte, antes de recusarem a uma pessoa que lhes pediu por ajuda, sempre considerem cuidadosamente todos os prós e contras.
Seu melhor conselheiro em uma situação difícil será indubitavelmente seu Eu Superior. Pois seu Eu Superior sempre sabe se vocês têm que ajudar ou não. Entretanto, se sua conexão com seu Eu Superior for difícil, ou vocês estiverem inseguros das respostas recebidas, então analisem cuidadosamente seu motivo interno, seus sentimentos. Vocês não querem ajudar as pessoas pois são preguiçosos, ou porquê relutam com o dinheiro ou o tempo. Ou vocês começam a julgar esta pessoa por ela ter entrado em tal situação, que ela é incapaz de resolver seus problemas por si. Se pensamentos semelhantes vêm a sua mente, superem-nos, dominem-se e provejam a ajuda, pela qual são solicitados. Depois de dar esta ajuda, vocês sentem um alívio, isto é um sinal de que vocês agiram de modo correto e purificaram algum karma que carregavam do passado.
Se vocês não sentem quaisquer sentimentos negativos mas sua intuição lhes diz que não devem ajudar esta pessoa, enquanto ela precisa de ajuda, pede-lhes por ela e vocês podem provê-la, então na probabilidade de um por cento isto pode ser um teste que vocês dão à pessoa que se voltou a vocês por ajuda. E vocês recusam exatamente porquê vocês põem esta pessoa à prova. Entretanto, este é um caso extremamente raro e vocês têm que ter um alto nível espiritual e passar as iniciações para possuir o manto de um Guru para ter tal direito de dar tal teste. Por conseguinte, eu lhes recomendo sempre prover ajuda a uma pessoa que precisa de ajuda, que pede por ajuda e quando vocês podem prover tal ajuda.
Em realidade, muitos problemas em seu mundo estão conectados exatamente com que pessoas se voltam por ajuda e não a recebem. Por exemplo, por ajuda dos funcionários, cuja posição os obriga a prover ajuda e eles recebem mesmo um salário para isto mas não ajudam as pessoas que lhes vieram por ajuda.
Vocês devem sempre lembrar que em sua próxima vida vocês trocarão seus lugares e o funcionário que por causa de sua inadvertência não cumpriu seu dever como devia ter feito, estará na posição de um suplicante e será forçado a se voltar por ajuda exatamente para aquelas pessoas a quem ele recusou ajudar.
Exatamente tal problema emerge em relação aos poderosos deste mundo, que têm riqueza em suas mãos. A enorme riqueza é sempre uma evidência para o karma que a pessoa possui e que está relacionada com a atitude incorreta para com o dinheiro.
E a riqueza é dada às pessoas como uma chance para purificação do karma. Por conseguinte, uma pessoa a quem foi dada enorme riqueza, para resolver seu karma, tem que analisar muito cuidadosamente o que ela pode fazer com esta riqueza para ajudar tantas pessoas indigentes quanto possível. Além disso, exatamente para dar ajuda e não para gastar o dinheiro em ostentosa caridade. Pois se um ser humano gasta a riqueza que recebeu nesta vida de modo incorreto por gastá-lo para a recepção de prazeres e objetos de luxo e prestígio, então pode ser dito em 99% que na próxima vida ela receberá de volta seu karma em que ela nascerá numa família muito pobre e irá mendigando através de sua vida e dificilmente fará os dois extremos se encontrarem.
Por conseguinte, jamais fiquem invejosos das pessoas que têm uma enorme riqueza. A enorme riqueza é uma evidência de um karma muito grande no presente e se elas controlarem/usarem de modo incorreto, elas receberão um karma ainda maior no futuro.
Eu penso que a conversa de hoje foi útil Ao menos, este conhecimento pode ajudá-los a prevenir o karma da inação em suas vidas.



EU SOU Kuthumi.





© Mensageira: Tatyana Mickushina

Tradutora: Proletina Dragoeva

Nenhum comentário: